quarta-feira, 20 de março de 2013

TRIBUTO A MICHELANGELO

ALGUMAS PALAVRAS DO ARTISTA
“Referências, exercícios, treino, treino e mais treino, desenhar até a exaustão, e quando estiver cansado continue desenhando, copiar os grandes mestres, pois foram grandes mestres por serem os melhores.”
Esta é a regra de ouro pra quem quer se tornar um excelente desenhista, essa foi a meta que abracei em meados dos anos de 1994. Apaixonado por desenho desde a infância comecei um curso por correspondência, mal sabia eu que esta era a porta aberta para uma longa jornada numa estrada pedregosa espinhenta e de passagens apertadas e difíceis. Mas com horizontes simplesmente de tirar o folego. Nesta escalada íngreme já são quase 20 anos. É com orgulho que tenho saboreado cada momento.
É seguindo esta proposta que resolvi treinar com um dos maiores gênios do desenho que já vi neste mundo, Michelangelo Buonarroti, o resultado são estes desenhos que você verá sendo publicados neste blog. Por favor, não pense que quero de alguma forma me comparar a ele, meus rabiscos, não se comparam nem a sombra de sua monumental obra... Reconheço que estas frágeis cópias são gotas de orvalho frente ao oceano quando comparadas aos originais de Michelangelo.
Mas se você é um peregrino nesta “estrada poenta” chamada arte, um apreciador de belos desenhos, ou simplesmente está passando por aqui pra dar uma distraída, divirta-se, aprecie, ame... Há e não se esqueça, comente, compartilhe, curta, indique para seus amigos.

Abraços e que Deus te Abençoe.
André Brito


Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "Gostei muito de desenhar a capa vermelha, ela possui um drapeado interessante."

Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "Este é um dos que eu mais aprecio pois possui um realismo fora do comum."

Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "Me encanta a serenidade com a qual Michelangelo desenhou a expressão de Isaías."

Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "A dramaticidade expressa no corpo de Jonas é simplesmente fantástica, pena que este desenho ficou um pouco pequeno."

Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "Notáveis os anjos que acompanham a cena."

Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "A imagem que usei como referência do Profeta Daniel não estava muito boa, por isso o desenho não saiu tão detalhado quanto os outros."

Desenho feito sobre papel Canson tamanho A3 (29 X 42), com lápis de cor e sombreamento com lápis 6B. "Este foi o primeiro, mas eu estraguei o desenho sombreando-o com nanquim, precisei refaze-lo então deixei por ultimo."

TRIBUTO A MICHELANGELO
Tributo a Michelangelo é uma série de desenhos feitos por André Brito com o intuito de Homenagear um artista universal amado não só por ele mas por todos que apreciam a arte, “Michelangelo Buonarroti”.
Até o presente momento foram executados sete desenhos, sendo estes “Os Profetas do Antigo Testamento”: Joel, Zacarias, Daniel, Isaías  Jeremias, Jonas e Ezequiel. Outra parte desta série que está em andamento são As cinco Sibilas, profetizas pagãs dos tempos bíblicos. Quanto as outras demais partes desta série ainda não foram definidas, mas é certo que todas girem em torno das pinturas feitas na Capela Sistina. Muitas são as ideias. Isso será definido com o andamento do projeto.
Tanto os profetas como as Siblias foram executados com Lápis de cor e Lápis 6B (para definir melhor as sombras) da marca Faber Castell, que é sem dúvida um dos melhores materiais de desenho produzidos no nosso país.

Um comentário:

  1. Achei legal essa série de Michelangelo, pq a arte com o lápis de cor não é muito vista e conhecida, e esses ficaram muito bons...
    Assim com lápis tbm da pra fazer figura humana, uma foto por exemplo....
    Muito bom!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir